quarta-feira, 14 de maio de 2008

Bolo Mármore

Depois da papinha salgada, a sobremesa.

Neste caso, um bolo mármore fácil, para a máquina de fazer pão.


Ingredientes:

2 xícaras e meia (325g) de farinha de trigo para bolos;
1 xícara (200g) de açúcar;
3 ovos;
1 pacote (200ml) de natas;
2 colheres de sopa (bem cheias) de margarina;
2 colheres de chá de fermento em pó (Royal);
1 colher de chá de essência de baunilha;
Cacau magro em pó (usei Pantagruel) q.b.


Confecção:

Não podia ser mais simples.

Mas, antes de tudo o mais, três ressalvas:

1. É aconselhável retirar as pás de dentro da forma da máquina de fazer pão, tendo o cuidado de untar com margarina os apoios destas, dado que não são anti-aderentes. Isto apenas pretende tornar mais fácil desenformar o bolo, uma vez feito.

2. O cacau magro em pó doseia-se mais ou menos a gosto (vai-se juntando até a massa ganhar cor). Terei usado uns 50g neste bolo. É importante não confundir cacau magro em pó com chocolate solúvel para pôr no leite!

3. É comum falar-se de "chávenas", "xícaras", colheres disto e daquilo... etc. como medidas para as quantidades de ingredientes de uma dada receita. Aqui encontrei uma boa página com muitas correspondências úteis.

Posto isto, o bolo faz-se assim:

Batem-se todos os ingredientes durante 5 minutos com uma batedeira. Coloca-se metade da massa resultante na forma da máquina de fazer pão. Adiciona-se à outra metade o cacau magro em pó e deita-se (por cima da outra) na forma da máquina. Como a massa é espessa, mexe-se levemente com uma colher de pau para formar o "marmoreado". Activa-se então na máquina o programa de cozedura durante uma hora, não sendo aconselhável abri-la durante o processo. Depois é só desenformar. Dá um bolo de tamanho médio...


Ei-lo!




Ainda se comeu um segundo bolo...
Na linha do bolo mármore anterior, mas arraçado de bolo fofo:


Ingredientes:

250g de farinha de trigo para bolos;
175g de açúcar;
6 ovos;
1dl de óleo vegetal;
3 colheres de chá de fermento em pó (Royal);
1 colher de café de sal fino;
Cacau magro em pó (usei Pantagruel) q.b.


Confecção:

Procedimento parecido com o anterior...

Batem-se todos os ingredientes durante 7 minutos com uma batedeira. Separa-se a massa em duas partes iguais, a uma das quais se junta o cacau magro em pó. Deitam-se as duas partes na forma da máquina de fazer pão, sendo que a "achocolatada" fica por cima. Mexe-se então, levemente, com uma colher de pau, para formar o "marmoreado". Activa-se na máquina o programa de cozedura durante uma hora e desenforma-se. Dá um bolo (também) de tamanho médio.