sexta-feira, 30 de maio de 2008

Empadão de Batata com Carne de Vaca

Ingredientes:

6 batatas grandes;
400g de carne de vaca picada;
1 cebola grande;
70ml de massa de tomate;
1 ovo;
manteiga (aprox. 50g);
azeite;
1/2 cálice de vinho do Porto (usei Ramos Pinto tawny);
azeitonas;
sal, pimenta preta, piri-piri e colorau q.b.




Preparação:

Cozem-se as batatas com bastante sal, escorrem-se e amassam-se com um garfo ou algo do género. Junta-se-lhes a manteiga e mexe-se até esta ter desaparecido. Num tacho, deita-se a cebola picada e um pouco de azeite e põe-se ao lume. Adiciona-se a carne picada quando a cebola estiver dourada. Seguidamente, adicionam-se os temperos: sal, pimenta, malagueta seca e pimentão doce a gosto. Depois, a massa de tomate. Tudo isto enquanto se vai mexendo.
Quando a carne estiver a começar a cozinhar, deita-se o vinho do Porto e deixa-se apurar (engrossar) o molho. Convém preparar a carne com o lume sempre no máximo para 1) esta não ficar muito "húmida" e 2) o molho poder engrossar sem a carne cozer demais.

Seguidamente, numa travessa funda capaz de ir ao forno, deposita-se uma camada de batata, outra de carne, e finalmente outra de batata. Alisa-se a superfície do empadão com uma espátula e, com um garfo, fazem-se uns sulcos (para o ovo entrar). Por fim, deita-se o ovo batido por cima e decora-se com azeitonas.

Vai ao forno a 230/240ºC até o ovo ficar dourado.