domingo, 11 de maio de 2008

Frango com Cogumelos e Vinho Tinto

Cá em casa come-se bastante carne branca, isto porque o animal que a menina S. mais gosta de devorar é frango.

Assim, e na sequência do último post, começo o capítulo das papinhas neste blog com um suculento prato de pinto já crescido que ainda não é galo,




cozinhado com cogumelos e vinho tinto. Para 4 pessoas:


Ingredientes:

1 frango partido aos pedaços;
600g de cogumelos (champignons) brancos ou castanhos, frescos;
1 copo (200ml) de vinho tinto (usei o Padre Pedro);
2 cebolas médias;
3 dentes de alho;
1 caldo de carne ou legumes;
sal, piri-piri, azeite e água q.b.


Confecção:

Leva-se ao lume um tacho com um fundo de azeite. Cortam-se as cebolas em cubos e juntam-se ao azeite, deixando refogar. Deitam-se os pedaços de frango sobre a "cama" de cebola quando esta começar a ficar dourada, junta-se sal e piri-piri a gosto e aguarda-se um pouco para deixar o frango ganhar cor. Depois adiciona-se o vinho e deixa-se cozinhar destapado, em lume brando, durante aproximadamente 40 minutos.

Enquanto o frango cozinha, vão-se cortando em metades os cogumelos frescos, que não devem ser lavados. Deita-se noutro tacho um pouco de azeite e os dentes de alho, laminados. Leva-se ao lume, forte, e quando o azeite estiver bem quente, adicionam-se os cogumelos, mexendo de vez em quando e vigiando sempre. Acrescenta-se então meio copo de água e um caldo de carne ou legumes e deixa-se cozinhar, tapado, uns 10 minutos. Por fim, escorrem-se os cogumelos e adicionam-se ao frango. Tapa-se e deixa-se cozinhar em lume brando durante mais 10 minutos.

Acompanhámo-lo com arroz branco, outro dos eternos favoritos cá de casa.
Influências do Oriente, talvez.