domingo, 15 de junho de 2008

Banana Frita + Gelado

Esta sobremesa, sobretudo no que toca à forma de preparar a banana, pode não parecer muito ortodoxa, mas fica excelente.

Colocam-se bolas de gelado num prato. Desta vez utilizei duas bolas por banana, de baunilha e de rum com passas. Tapam-se com película aderente e levam-se ao congelador.

Numa frigideira, aquece-se um fundo (pequenino) de óleo de amendoim. Quando estiver bem quente, fritam-se ligeiramente, de ambos os lados, as bananas descascadas.

Assim que começam a ficar "loiras", retiram-se de imediato para o prato, de modo a evitar que fiquem oleosas. Cobrem-se com uma colher de sopa (rasa) de mel e polvilham-se com o equivalente a mais ou menos uma colher de café de canela.

Tira-se o gelado do congelador e serve-se com as bananas, como na foto. Por fim, o prato pode guarnecer-se / decorar-se com praticamente o que se quiser. Chantilly é um clássico, por exemplo. Como eu, pessoalmente, não gosto, preferi juntar-lhe cerejas amarelas (que sabem ao mesmo que as vermelhas: estas só calharam ser amarelas) em calda.