sábado, 21 de junho de 2008

Cogumelos-Ostra (Para Acompanhar Carne)

Chama-se cogumelo-ostra ao pleurotus ostreatus, um cogumelo originalmente selvagem, delicioso, que se tornou muito popular em relativamente pouco tempo. Aqui podem encontrar (quase) tudo o que eventualmente precisarem de saber acerca deles.

A seguinte é uma das minhas formas preferidas de os preparar porque lhes preserva o sabor, adicionando-lhes, porém, um pouco de complexidade.

Acender lume forte. Esborrachar 4 alhos. Alourá-los num fundo de azeite, em panela baixa e larga. Estando o azeite bem quente, juntar os cogumelos, um a um, tendo o cuidado de não os sobrepor. Temperá-los com um pouco de sal (para 300g de cogumelos, o equivalente a uma colher de café de sal — no máximo). Deixar cozinhar até ficarem moles e «louros», o que usualmente demora apenas 1 ou 2 minutos. Adicionar à cozedura 150ml de cerveja. Deixar evaporar o álcool. Tapar o tacho. Reduzir o lume para o mínimo. Deixar cozinhar, tapado, em lume brando, durante mais 5 minutos, mais ou menos. Apagar o lume volvido esse tempo. Deixar repousar os cogumelos, com a panela tapada, mais 10 minutos.

Servir. Acho que acompanham na perfeição praticamente qualquer prato de carne. Nota à etiqueta: eu sei que os cogumelos não são frutos nem legumes.