sábado, 28 de junho de 2008

Flognarde de Pêssego

A flognarde, ou flaugnarde, é uma sobremesa de Limousin semelhante à clafouti. O que as difere é a clafouti ser feita com cerejas e a flognarde com outro fruto qualquer.

Fi-la assim: descasquei 4 pêssegos e cortei-os em "gomos", como se pode ver na foto, e forrei com eles o fundo de uma tarteira. Com a batedeira, misturei 2 ovos e 50g de açúcar branco. Depois, batendo sempre, adicionei (por esta ordem) 50g de farinha, meia colher de café de vanilina, 150ml de leite, 50ml de natas e 50g de margarina. Verti a mistura para dentro da tarteira, cobrindo os bocados de pêssego, e levei ao forno a 170ºC durante 45 minutos. Depois, cobri a flognarde com açúcar mascavado e voltei a levá-la ao forno, desta vez apenas com a resistência de cima ligada, mais 2 ou 3 minutos. Por fim, cortei-a às fatias e servi-me. Outra receita que vai muito bem com gelado. De baunilha ou natas, por exemplo.

Termino com uma nota: estando a trabalhar com estas quantidades, relativamente pequenas, não convém utilizar uma tarteira muito larga, uma vez que, assim, poderá ser difícil cortar e tirar a flognarde.