sábado, 12 de julho de 2008

Congaburger no Prato

O nome vem de uma tarde de Conga. Mas essas são histórias que não pertencem aqui.




Primeiro fizeram-se os pãezinhos.

Foram amassados durante uma hora na máquina de fazer pão. Por esta ordem, deitaram-se na cuba da dita 400ml de água, 3 colheres de chá de sal, 600g de farinha de trigo T55, 100g de farinha de centeio e 25g de fermento de padeiro.

Quando amassados, polvilhou-se uma superfície (a banca da cozinha, por exemplo) com farinha de centeio e dividiu-se a massa em 6 bolas que levedaram dentro do forno, mas com o dito desligado, num tabuleiro também polvilhado com farinha de centeio, uns bons 45 minutos.

Findo este tempo, cozeram durante 40 minutos a 220ºC.

Depois fez-se o molho.

Numa taça, juntaram-se azeitonas descaroçadas, cortadas às rodelas, com maionese a gosto e um pouco de sumo de limão. Mexeu-se bem e deixou-se repousar.

Depois, os hambúrgueres.

Trituraram-se 250g de bife de peru e 250g de bife de frango juntamente com uma cebola pequena e 2 dentes de alho. Temperou-se então com pimentão doce, sal e 1/4 de tubo de harissa. Caso não haja harissa, uma pitada de cominhos em pó misturados com um pouco de picante (malagueta seca) faz as mesmas vezes.

Com esta carne fizeram-se 6 bolas, que se espalmaram, mas não de modo a ficarem muito finas.

Numa panela baixa e larga, aqueceu-se um pequeno fundo de óleo de amendoim com um pouco de óleo de sésamo misturado e aí se fritaram os hambúrgueres, tapados, sendo virados quando ficaram dourados de um dos lados. Toda a fritura foi feita em lume forte. Uma vez dourados de ambos os lados, deitou-se na panela o sumo de uma lima. Uns segundos depois, desligou-se o lume e retiraram-se os hambúrgueres.

Por fim, cortaram-se dois tomates em gomos e temperaram-se com sal a gosto.

Os pratos foram servidos como se pode ver na imagem. Note-se que o molho de azeitonas em maionese é fundamental para este prato. É o contraste entre a ligeira acidez macia do molho e o sabor característico do hambúrguer frito que transmite profundidade a este prato, tornando-o interessante.

Da formosa bebida que os acompanhou falarei depois.