domingo, 6 de julho de 2008

Frango Panado "Mel e Mostarda"

Hoje proponho-vos um prato estival: leve, saboroso, com poucas calorias. Exige a quem o faz pouco tempo na cozinha e pode comer-se tanto quente como frio, o que o torna porreiro como prato de piquenique. Para mais, é daqueles pratos «frescos» que vão bem bem com vinho tinto.

Hmmm, vinho tinto!!

Adiante.

Para começar, é preciso ter um frango inteiro, sem miúdos, cortado aos pedaços.

Para fazer a marinada, misturei 4 colheres de sopa bem cheias de mostarda de Dijon e outras tantas de óleo de gergelim com 3 colheres de sopa bem cheias de mel, 3 colheres de sopa — rasas — de alho em pó, sumo de 2 limões grandes, uma colher de sopa de colorau e outra de caril picante Rajah — que leva sementes de coentros, curcuma, cominhos, sal, grão de Bengala, chili, sementes de mostarda amarela, sementes de feno-grego, sementes de funcho, alho e folhas de louro, dizem eles — até resultar um líquido espesso e homogéneo. Temperei-a ainda com bastante sal.

Esfreguei nela muito bem cada um dos pedaços de frangosem pele! — até os notar bem impregnados. Meti-os num recipiente fundo e cobri-os com o resto da marinada. Tapei o recipiente e deixei-os repousar dentro do frigorífico durante algumas horas. Quando fui por eles, ainda restava líquido suficiente para os voltar a passar pela marinada. Assim fiz, cobrindo-os depois com pão ralado misturado com orégãos, alho em pó e um pouco de sal fino — tudo a gosto. Se por algum motivo já não tiver marinada suficiente para executar este passo, pode sempre bater dois ovos numa tigela e misturá-los com uma colher de sopa de mostarda, passando os pedaços de frango por este líquido e depois, igualmente, pela mistura de pão ralado.

Forrei o tabuleiro do forno com papel de alumínio e imediatamente por cima dele coloquei a grelha com os pedaços de frango. Assaram durante uma hora a 200ºC e comeram-se com arroz branco e este molho picante.