sábado, 2 de agosto de 2008

Salada César de Frango

Existente num sem fim de variantes, esta salada baseada em alface e croutons — bocadinhos de pão torrado, por vezes com temperos — é creditada a Caesar (Cesare) Cardini, cozinheiro e empreendedor italo-mexicano que, eventualmente, se radicou nos EUA, onde se tornou famoso durante a era dourada de Hollywood.

Esta é uma interpretação minha do clássico, portanto. Não dá trabalho nenhum e é muito levezinha e saborosa, ideal para o Verão.

Antes de tudo o mais, uma nota breve:

Para fazer o azeite aromático de alho, louro e picante, juntei, no fundo de uma garrafa de 25cl, uma malagueta seca, inteira, uma folha de louro, e uma colher de sopa, mal cheia, de alho seco, picado, daquele de compra. Cobri com azeite até encher a garrafa e deixei repousar. Duas semanas depois, estava bom para ser utilizado. Mas já lá vai mais de um — dois? — meses, e tem vindo a melhorar com o tempo. Se tiver pressa, em vez de untar as fatias de pão com este azeite, unte-as com azeite simples e, depois, deite-lhes por cima um pouco de alho em pó.




A salada faz-se assim:

Cortam-se mais ou menos 250g de pão às fatias, que se untam com azeite aromático de alho, louro e picante. Levam-se ao forno durante aproximadamente 20min a 200ºC.

Grelham-se 400g de bifes de frango numa chapa bem quente, só com sal.

Lava-se uma alface, escorre-se bem, e corta-se para dentro de uma saladeira grande. Adiciona-se-lhe uma lata (300g) de milho e azeitonas a gosto — tudo muito bem escorrido. Mistura-se.

Prepara-se o molho. Numa tigela, juntam-se o sumo de meio limão, 5 colheres de sopa (cheias) de maionese, 3 dentes de alho picados e um pouco de azeite. Deixa-se repousar.

Cortam-se os bifes de frango e o pão aos bocadinhos. Quando estiverem frios, juntam-se aos vegetais que aguardam na saladeira. Volta a misturar-se tudo muito bem. Serve-se com o molho.

P.S. Desta vez, usei alface frisada era o que havia quando fui às compras. Porém, uma alface dura, de folhas vigorosas, romana ou iceberg, por exemplo, fica um pouco melhor.