segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Bolo de Coca-Cola

Após o sucesso do bolo de coco Galáctico, resolvemos partilhar algo que julgamos ainda melhor. Assim, acabámos por optar por um bolo de chocolate e Coca-Cola — combinação que pode soar improvável, mas que é deliciosa e bastante original. Bastante popular noutras paragens, dele fizeram as suas interpretações pessoais nomes como Nigella Lawson e James Martin. Pensamo-lo capaz de criar fãs — só na última semana, já o repetimos duas vezes!

O último que fizemos ficou com este aspecto...




Para mais, é bastante fácil! Faz-se assim:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Forrar uma forma redonda, sem buraco, com papel encerado ou folha de alumínio; untar e polvilhar o papel.

Numa taça grande, juntar 325ml de farinha, 190ml de açúcar mascavado e 1 colher de sopa de fermento Royal.

Noutro recipiente, bater um ovo grande, 125ml de buttermilk e 1 colher de chá de vanilina.

Deitar num tacho 175ml de Coca-Cola com 100g de manteiga e 2 colheres de sopa de cacau magro em pó. Levar a lume brando até a manteiga derreter. Misturar e verter para dentro da taça onde se encontram o açúcar, farinha e fermento. Bater bem. Juntar a mistura de ovo, buttermilk e aroma de baunilha. Bater até a mistura, uma massa muito fluida, ficar homogénea.

Verter a massa para dentro da forma e levar ao forno — pré-aquecido — por 40 ou 50 minutos — ou melhor, até o palito sair limpo.

Uma vez retirado do forno, deixar o bolo descansar durante 15 minutos antes de se desenformar.

Entretanto, preparar a cobertura. Peneirar 250ml de icing sugar para dentro de uma taça. Reservar. Num tacho, juntar 2 colheres de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de Coca-Cola e uma colher de sopa de cacau. Mexer em lume brando até a manteiga derreter. Tirar do lume, adicionar meia colher de chá de vanilina e o icing sugar que se tinha reservado, batendo até se formar um creme... não muito espesso, mas barrável.

Cobrir o bolo ainda morno e deixar arrefecer.

Notas:

1) De preferência, utilizar Coca-Cola normal, daquela mais velhinha, com açúcar, e não Coca-Cola Light ou Zero.

2) Pode-se utilizar buttermilk de compra ou, alternativamente, juntar meia colher de sopa de sumo de limão a 125ml de leite para se obter esse mesmo volume de buttermilk.

3) O bolo não fica com sabor a Coca-Cola! Desta, aproveita-se acima de tudo o caramelo que eles usam como corante, que vai ligar na perfeição com o açúcar mascavado, a baunilha e o chocolate.