segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Pãezinhos de Abóbora Com Coco

Deliciosos pãezinhos de abóbora e coco, inspirados nestes, via estes. Confesso que não esperava que fossem tão bons. É a segunda vez que os fazemos em relativamente pouco tempo.




Foi assim:


Deitaram-se numa panela 600g de abóbora butternut, descascada e cortada aos bocadinhos, juntamente apenas com a água necessária para os cobrir, e aí cozeram até ficarem moles.

Seguidamente escorreram-se e passaram-se pelo passe-vite, tendo-se reservado a água da cozedura, à qual, ainda muito quente, se adicionaram 150g de coco ralado, com a intenção de o hidratar, formando-se uma papa. A restante água da cozedura foi descartada.

Na cuba da máquina de fazer pão, juntaram-se, por esta ordem, 1dl de óleo de milho, 1 ovo grande, o coco ralado hidratado, o puré de abóbora, 225ml de açúcar, 1 kg de farinha e 40g de fermento de padeiro. Programou-se a máquina para que esta amassasse os ingredientes durante meia hora e com o produto resultante, uma pasta grossa e pouco pegajosa, fizeram-se bolinhas pequenas, que se colocaram num tabuleiro nem untado nem polvilhado.

Ligou-se o forno, fechado, durante mais ou menos 1 minuto a 250ºC, só para fazer do seu interior uma espécie de pequena estufa.

Bateu-se um ovo e com ele se pincelaram os topos das bolinhas, que se deixaram a levedar fechadas no forno morno, desligado, durante uma hora.

Depois cozeram a 180ºC, 35/40 minutos.

Uma vez retiradas do forno, fez-se a calda. Ferveu-se ½l de leite, a que se adiram 100g de coco ralado e 8 colheres de sopa de açúcar. Com ela se foram cobrindo os pãezinhos ainda quentes, muito devagar, com uma concha, deixando-os absorver a maior quantidade possível de calda para logo se cobrirem com mais, e repetindo sempre até esta ter acabado.