segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Reguengos — Reserva '2005

Da CARMIM, Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, este já se pode dizer um clássico alentejano.

Foi vinificado a partir de uvas das castas Trincadeira, Aragonês, Tinta Caiada e Alicante Bouschet. Ademais, citando o produtor (na sua página web),

"As uvas provenientes da vindima manual dos nossos associados são descarregadas e imediatamente desengaçadas e esmagadas. Com a adição de leveduras seleccionadas inicia-se a fermentação a temperatura controlada (28ºC). Durante este período é feita a maceração ou curtimenta, pelo processo de remontagem temporizada, de modo a haver uma maior extracção de cor e taninos (responsáveis pelo corpo do vinho). A curtimenta dura todo o período de fermentação, cerca de oito dias. Depois da fermentação alcoólica ocorre a "fermentação" maloláctica, fundamental para a estabilização e macieza dos nossos vinhos. O vinho estagia em depósitos durante um ano. Durante este período o vinho é submetido a provas regulares, sendo os melhores devidamente identificados e separados. Destes resultaram dois lotes: o melhor dará origem à "Garrafeira dos Sócios" e o segundo à "RESERVA". A "RESERVA" estagia mais três anos em depósito, sendo engarrafado antes de ir para o mercado."

Tem 14% vol.

Decantei-o uma hora antes de o consumir, a não mais de 16ºC, certamente. De aquecer, teve ele tempo de sobra ao longo da refeição.

Encontrei-lhe aromas expressivos, embora um pouco abafados, a morangos e bagas, alguma compota, banana seca e uvas e figos em passa, com bastantes notas de barrica a sugerirem ligeiro balsâmico — pinho e talvez sândalo — e outras madeiras, como nogueira e pau-rosa, o cheiro de um terço que a mãe da S. possui, cujas contas são feitas de rosas secas e prensadas...

É razoavelmente encorpado, com taninos finos e acidez vincada, mas não ofensiva. De sabor colorido, um pouco capitoso e dotado de boa persistência, achei-o bastante agradável. Ligou bem com açorda e um prato de porco frito em azeite. Envelheça-se um par de anos.

Custou 4€.

15,5