quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Duas Quintas — Reserva '2004

Acompanhou o coelho este Reserva da Ramos Pinto, tinto duriense elaborado com uvas Touriga Nacional (80%), Touriga Franca (15%) e Tinta Barroca (5%), provenientes das duas quintas que dão o nome ao vinho, Ervamoira e Bons Ares.

A primeira «localiza-se na região do Douro, sub-região do Douro Superior, na freguesia de Muxagata, Vila Nova de Foz Côa. Possuindo 200 ha de área total, que oscila entre os 110 m e os 340 m de altitude, esta Quinta detém 150 ha de área de vinha onde estão plantados cerca de 450 000 pés de videira com uma média de 15 anos de idade.»

A segunda, igualmente no Douro Superior, próxima da outra, situa-se contudo a muito maior altitude — 600m — sendo assim mais fresca durante o Verão, o que não só a torna mais indicada para o armazenamento e envelhecimento dos vinhos — é lá que este Reserva envelhece durante um ano, depois de engarrafado — como leva à «produção de uvas mais ácidas e frescas que as produzidas na outra quinta, mais maduras e concentradas, com as quais se atinge um extraordinário blend.»

Envelheceu durante 18 meses em tonéis e barricas — novas e de segundo ano — de carvalho francês. Para satisfazer a curiosidade no que tocar a outros detalhes, pode sempre consultar a ficha técnica disponibilizada pelo produtor, que está aqui.

Cor carmim muito escura. Aroma profundo e complexo, mostrando, como que por camadas, frutos silvestres intensos mas não muito doces, passas, mato e chocolate amargo, baunilha e resinas de madeira, fumo e tosta de barrica. Textura interessante, cheia, com muitos taninos finos, mas sem chegar a poder considerar-se cremosa. Álcool muito bem integrado e acidez perfeitamente afinada, a manter tudo sempre muito fresco, vibrante, a ajudar à sensação de mineralidade. Final saboroso e prolongado, mas não opulento. Cheio mas muito fresco, potente mas contido, elegante acima de tudo, é um vinho bem diferente das poderosíssimas torrentes de fruta e químico a que o novo Douro «bom» nos tem habituado. Ainda tem uns anitos pela frente.

Com os cerca de 25€ que custa, será muito difícil encontrar melhor.

18