sábado, 11 de outubro de 2008

Sexy '2006

Depois da boa impressão que me havia deixado o de 2005 — a primeira nota de prova deste blogue! — ansiava encontrar este à venda.

Vinho Regional Alentejano da FitaPreta Vinhos, feito a partir de Touriga Nacional (50%), Aragonês (25%), Cabernet Sauvignon (15%) e Syrah. Estagiou 9 meses, 50% em barricas de carvalho francês e o restante em cubas de inox. Tem 14,5% vol.


Cor rubi. Primeira impressão de índole vegetal bem patente no nariz: cipreste-português, relva fresca e pimentão verde. Depois vem a fruta, sob a forma de licor de ginja... E mais álcool, a potenciar sugestões balsâmicas que, por si só, seriam muito discretas. A fechar o conjunto, impressões mais quentes, mais envolventes: caramelos de leite e café. Está fresco e bem dimensionado na boca, com taninos redondos e acidez na conta certa. Os sabores surgem com boa concentração, frutados e vegetais, com predominância dos segundos. Um pouco alcoolizado. Tal como na colheita anterior, o final é interessante, mas curto.

É um alentejano invulgar. Mais verde, mais frio que o da edição anterior. Ganhou finura, mas perdeu calidez, generosidade — tipicidade. Como se uma Gia Carangi se submetesse a um makeover e saísse transformada em... Nico. Bem, talvez já esteja a divagar.

Custou 7€.

15