quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Hambúrgueres de Atum + Arroz de Tomate + Picante Caseiro

Hoje comemos macios — e pouco calóricos! — hambúrgueres de atum. Ficaram óptimos. Surpreenderam. Pelo que aí vos deixo a receita.




Numa taça, misturam-se 360g (3 latas de 120g) de atum de conserva (em água), escorrido, com 80g de miolo de pão triturado, dois ovos, 35g de farinha de trigo, uma cebola e um dente de alho, ambos picados, uma colher (das de chá) de sal, outra de pimenta preta moída e mais meia de fermento Royal, e uma colher (de sopa) de azeite. Mexe-se bem. Com a massa resultante, fazem-se bolinhas, que se espalmam e fritam em manteiga, 8 a 10 minutos de cada lado, em lume brando.


Comemo-los com arroz de tomate, que se faz assim:

Refogam-se em azeite uma cebola e um dente de alho, picados, a que se juntam 200ml de arroz agulha e meia folha de louro. Deixa-se o arroz fritar um pouco, mexendo sempre, e tempera-se de sal: duas colheres de chá devem ser o suficiente. Por fim, adicionam-se ao cozinhado cinco colheres (das de sopa) de massa de tomate e meio litro de água, deixando cozer em lume brando.


E delicioso molho picante...

Cozem-se (em água) 200g de malaguetas frescas, inteiras e com caule, até ficarem moles. Então escorrem-se, removem-se os caules e trituram-se com a varinha mágica. Junta-se à pasta resultante 500ml de massa de tomate, 1 colher (de sopa) de alho em pó, 1 colher (de sopa) de açúcar mascavado e outra (das de chá) de sal. Leva-se ao lume até engrossar. Deixa-se arrefecer e está pronto!