sábado, 17 de janeiro de 2009

Pães de Alho / Pães de Chouriço

Mais duas execuções culinárias muito simples e porreiras de ter à mão uma vez chegada a hora de receber gente em casa. A mesma massa serve de base a estes dois pãezinhos.

Na cuba da máquina de fazer pão, dissolvem-se 20g de fermento de padeiro em 300ml de água morna. Depois juntam-se duas colheres (das de chá) de sal e 450g de farinha de trigo T65. Manda-se a máquina amassar os ingredientes e levedar a massa resultante, que depois se divide. Uma parte constituirá a base dos pãezinhos de alho e a outra, a dos de chouriço.


Os pãezinhos de alho fazem-se assim:




Picam-se 6 dentes de alho e misturam-se com manteiga e uma pitada de orégãos — de forma a que a pasta resultante tenha «muito alho, pouca manteiga e ainda menos orégãos» e não o contrário! Fazem-se bolinhas pequenas com a massa de pão, polvilham-se e abre-se-lhes uma cavidade ao centro (com uma tesoura, acho que é o ideal), que se preenche com um pouco da pasta de alho e manteiga. Deixam-se levedar uma segunda vez e vão ao forno a 180ºC durante mais ou menos 35 minutos.


E os de chouriço, assim:




Estende-se a massa de pão e cobre-se com rodelas de chouriço. Enrola-se — deverá formar-se um rolo relativamente comprido, que se divide em porções mais ou menos iguais. Fecham-se as pontas (as partes por onde se cortou) a cada pãozinho de chouriço e polvilha-se. Deixam-se levedar uma segunda vez — meia hora deve chegar. Vão ao forno a 200ºC durante 30 minutos.