sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bolo de Rum

Fiquei muito contente com este bolo. Os aromas do café fundem-se de tal forma com o chocolate predominante que quase acabam por aparentar terem desaparecido. Em pano de fundo mas por toda a parte, perfeitamente integradas, as notas de rum contribuem com um toque original. Guloso, mas não guloso fácil de muito açúcar — guloso decadente. Adorável, digo eu.




Ingredientes:

360g de farinha, 300g de açúcar, 100g de cacau magro em pó, 150ml de óleo, 150ml de café de balão recém feito... ainda quente, 100ml de água morna, 50ml de rum velho — usei Havana Club «Añejo Reserva», 3 ovos, 1 colher (de sopa) de fermento.


Preparação:

Misturar todos os componentes secos. Noutro recipiente, fazer o mesmo com os líquidos, à excepção dos ovos. Verter o conteúdo do recipiente onde se misturaram os líquidos para dentro daquele onde se juntaram os sólidos; mexer bem. Por fim, juntar os ovos, um a um, batendo entre adições. Levar ao forno a 170ºC durante uma hora, em forma untada e polvilhada. Deixar arrefecer um pouco e cobrir, tendo o cuidado de não despejar a cobertura demasiado quente, para o bolo não abater.

Por falar nisso, quase me esquecia da cobertura. Muito simples, também. Basta misturar, enquanto derretem em lume brando, 130g de chocolate de culinária, 150ml de nata, 3 colheres (de sopa) de manteiga e outra de rum.

A quem fizer este bolinho, os meus votos de que lhe saiba muito bem.