terça-feira, 19 de maio de 2009

Bolo de Laranja, Ensopado

Este post é sobre um bolo. Como se faz, não como, e muito menos porque se come. Ainda assim, ocorreu-me que podia tentar arriscar umas linhas "livres" — será isto um eufemismo para pretensamente poético? — em jeito de nota introdutória. Mas não. Pelo menos desta vez, vou poupar-vos a tretas. Afinal, a cigar is just a cigar. Às vezes, dizem.


Ingredientes


Bolo: 4 gemas, 5 claras, 180g de açúcar, 130g de farinha, 120g de margarina, 1 colher (de sopa) de fermento, raspa de 3 laranjas.

Calda: 2 dl de água, 120g de açúcar, sumo de 3 laranjas, 2 colheres (de sopa) de triple sec.




Preparação

Bolo: Antes de tudo o mais, aromatiza-se o açúcar com as raspas de laranja. Para isso, tritura-se juntamente com as ditas em alguma forma de processador ou robot de cozinha durante cerca de 2 minutos. Este açúcar junta-se depois, num recipiente à parte, às gemas e à margarina. Bate-se bem a mistura resultante, adicionam-se-lhe a farinha e o fermento e bate-se novamente. Por fim, batem-se as claras em castelo e envolvem-se cuidadosamente no preparado anterior, que vai ao forno a 170ºC, em forma untada e polvilhada, durante mais ou menos meia hora. Retira-se do forno, mas não se desenforma.

Calda: Mistura-se a água com o açúcar e leva-se ao lume durante 5 minutos. Junta-se o sumo de laranja e o triple sec. Verte-se a calda sobre o bolo, que se desenforma apenas passado 8 — 10 horas.

Fica óptimo, especialmente se servido frio.