segunda-feira, 1 de junho de 2009

Gelado de Baunilha

Os ingredientes da receita original são os seguintes: 240ml de leite gordo, aproximadamente 165g de açúcar, uma vagem de baunilha, 5 gemas e 500ml de nata com, pelo menos, 30% de gordura.

De modo a tentar obter um gelado mais intenso e cremoso — no que penso termos sido bem sucedidos — resolvemos alterar um pouco as quantidades de alguns dos ingredientes. Assim, usámos apenas 150g de açúcar, duplicámos a quantidade de baunilha e aumentámos as gemas para meia dúzia.




Fizemos assim:

1. Juntou-se o leite, o açúcar, metade da nata e as vagens de baunilha, inteiras. Mexendo, levou-se a mistura a lume médio até atingir 50-60ºC.

2. O futuro gelado tirou-se do lume e «pescaram-se» as vagens de baunilha, que se abriram. Removeram-se as sementes e juntaram-se ao preparado. Quanto às vagens propriamente ditas, foram descartadas.

3. Levou-se a mistura novamente ao lume. Até ferver.

4. Enquanto a dita aquecia, mas antes de ferver, foram-se batendo as gemas num recipiente à parte, juntando-se-lhes parte da mistura aquecida, pouco a pouco. Isto para as amornar, e mexendo constantemente.

5. Verteram-se as gemas na panela da mistura que viria a transformar-se em gelado e deixaram-se cozinhar em lume brando, mexendo sempre, até espessar.

6. Coou-se a mistura resultante para dentro de um recipiente já com 250ml de nata. E envolveram-se as partes.

7. A mistura deixou-se arrefecer até atingir a temperatura ambiente e levou-se depois ao congelador, tendo havido o cuidado de ir revolvendo o gelado com uma espátula (ou varinha mágica) mais ou menos a cada meia hora. Assim se procurou evitar, tanto quanto possível, a formação de cristais de gelo — aumentando a cremosidade do produto acabado. Que demorou cerca de 3 horas a congelar.