domingo, 14 de junho de 2009

Outro bolo de chocolate...

Bolo húmido de chocolate, ligeiríssima adaptação deste.


Ingredientes:


Bolo:

275g de caster sugar,
200g de farinha,
175g de chocolate de culinária, derretido,
175g de manteiga,
125ml de água a ferver,
80g de nata,
50g de cacau magro em pó,
2 ovos,
1 colher (de sopa) de vanilina,
½ colher (de chá) de fermento.


Calda:

125ml de água,
100g de caster sugar,
1 colher (de chá) de cacau magro em pó.


Cobertura:

150g de chocolate de culinária,
150g de nata,
2 colheres (de sopa) de manteiga.




Elaboração:


Antes do demais, uma nota: x (g) de caster sugar preparam-se triturando a mesma quantidade de açúcar branco «normal» durante aproximadamente 1 minuto num processador de comida ou afim.

1. Pré-aquecer o forno a 170°C.

2. Untar uma forma e cobri-la com papel vegetal, tendo o cuidado de o cortar bem por cima dos bordos da forma, de modo a poder servir de pega quando for necessário desenformar.

3. Num recipiente, juntar a farinha e o fermento, o açúcar, o cacau, a manteiga e os ovos, a vanilina, o chocolate já derretido e a nata. Mexer com colher de pau até se formar uma mistura de consistência suave.

4. Incorporar (pouco a pouco) a água a ferver. Transferir a mistura para dentro da forma e levar ao forno durante uma hora... ou até parecer firme ao toque.

5. Uma vez cozido, remover o bolo da forma — usando o papel, vd. 2 — e deixá-lo arrefecer sobre uma grelha, ainda sem remover o papel.

6. Juntar o ingredientes da calda numa caçarola e deixar ferver durante aproximadamente 5 minutos, até a mistura resultante adquirir uma consistência pegajosa.

7. Furar o bolo algumas vezes com um espeto e distribuir a calda tão uniformemente quanto possível sobre a sua superfície. Deixar arrefecer completamente, remover o papel e empratar.

8. Juntar os ingredientes da cobertura numa caçarola e deixá-los derreter ao lume. Cobrir o bolo e deixar arrefecer antes de servir.