quinta-feira, 4 de junho de 2009

Warre's — LBV '1995

Este Late Bottled Vintage foi produzido pela Warre's, empresa cujas origens remontam a 1670 e que actualmente é uma das Symington Family Estates.

Diz o rótulo que (ao contrário dos da concorrência) os LBV desta casa ainda são elaborados de forma tradicional — ou seja, que para além do estágio de 4 anos em madeira precedente ao engarrafamento, permanecem ainda durante outro tanto tempo nas caves da companhia antes de serem lançados no mercado. Diz ainda que este vinho não foi sujeito a qualquer colagem ou filtração.

Para quem quiser saber mais, aqui fica o enlace para a ficha técnica que o produtor disponibiliza na sua página web.

Pessoalmente, gostei muito dele. Escuro, intenso e profundo. De recorte sério, apesar de generoso. Se por um lado ainda trazia consigo alguma fruta fresca, por outro ofereceu também um conjunto sólido de notas de maturação — licores e vívidas sugestões de passas, caramelo, café e frutos secos. Os encantos desta bonita convivência de juventude com maturidade mostraram-se igualmente na boca, longa e ligeiramente untuosa, surpreendentemente fresca e cheia de sabor, embora sem a estrutura que faz um verdadeiro Vintage.

Custou 15€.

17