sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Millionaire's Shortbread

1. Base:

230g de farinha de trigo, sem fermento,
75g de açúcar amarelo,
150g de manteiga.

No robot de cozinha, coloca-se a farinha, o açúcar e a manteiga, à temperatura ambiente, cortada em pequenos pedaços. Deixa-se bater até que a massa se separe das paredes do recipiente de processamento.

Com a massa resultante, cobre-se o fundo de um tabuleiro com cerca de 30cm de lado. Pica-se com um garfo e leva-se ao forno pré-aquecido a 210ºC, até começar a dourar (cerca de 20min). Retira-se e deixa-se arrefecer.


2. Recheio:

100g de açúcar amarelo,
100g de manteiga,
400g de leite condensado.

Num tacho, coloca-se o açúcar e aquece-se até começar a derreter. Junta-se a manteiga, mexendo sempre. Adiciona-se o leite condensado e espera-se que espesse até atingir o ponto dito de espadana, o que acontecerá quando a temperatura for de cerca de 120ºC. Verte-se sobre a base e deixa-se arrefecer.


3. Cobertura:

200g de chocolate preto (usei um com 55% de cacau) em barra,
2 colheres (de sopa) de natas.

Derrete-se o chocolate juntamente com as natas, no micro-ondas ou em banho-maria. Usa-se para cobrir as demais camadas.

Por fim, leva-se ao frigorífico por umas horas, de modo a endurecer, antes de se cortar em pequenas porções. Para esse efeito, convém utilizar-se uma faca passada por água quente.


É um snack/sobremesa de sabor cálido e opulento, surpreentemente equilibrado (o chocolate preto desenjoa), que vai bem com Porto Tawny.