terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vinha do Mouro '2007

Vem da Quinta do Mouro — Estremoz.

Não consegui apurar com certeza a constituição do lote. Segundo o produtor, as castas que utiliza como base para os seus vinhos são Aragonês, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, conforme se pode ler aqui, sendo que também tem plantadas parcelas de Trincadeira, Merlot e Syrah. O solo é parcialmente xistoso e consta que as vinificações costumam ser efectuadas em lagares e cubas (por esta ordem). Pelo comportamento durante a prova, juraria que este vinho sofreu algum tipo de estágio em madeira, quase certamente breve.

Rubi. Muito frutado, sumarento, centrado em aromas e sabores reminiscentes de cereja amarga e afins, com ligeiras sugestões de compota dos mesmos frutos e baunilha/fumado de barrica. Curto na boca, apesar de macio e apresentar bom volume. Não vou negar que se lhe nota alguma acidez, porventura a necessária e suficiente para garantir o equilíbrio que lhe é manifesto, mas o perfil do conjunto pareceu-me algo morno e a pender para a doçura.

5€.

15

.
.
.

Update, 19/4/2011

Após feedback do produtor, que desde já agradeço, aí ficam a composição/vinificação exactas. Castas: 30% Aragonês, 10% Cabernet Sauvignon, 45% Trincadeira e 15% Alicante Bouschet. Vinificação: Desengace total com esmagamento e maceração pré-fermentativa a frio durante 3 dias. Fermentação em cubas de inox a uma temperatura de 24/26ºC. UNOAKED! — ora toma, pequeno J.