terça-feira, 16 de novembro de 2010

Blume — Verdejo '2009

Varietal Verdejo elaborado por Pagos del Rey, Rueda (Valladolid). As uvas, diz-se, foram colhidas durante a noite e fermentaram a 16ºC, tudo em nome de maior frescura. Não passou por madeira.

Cor citrina. Montes de cheiro a limão e erva-príncipe, colhões de sabor a maracujá. A acidez é incisiva, o resto cumpre. Vagamente mineral — mineral onde? Final curto e limpo. Outro de que, não tendo desgostado, também não tenho muito a dizer.

Vale a pena, isso sim, mencionar o prato que ele acompanhou — empadão de espinafres. Cozi em vapor de água salgada quase 1 Kg de filetes de pescada. Usei dos congelados e não os cozi muito, já vão perceber porquê. Também a vapor, mas abafados em recipiente de vidro, no micro-ondas, cozi 600g de espinafres, também congelados, daqueles que vêm em cubos. Temperei ambas as partes com alho em pó e azeite, e trasladei-as para dentro de um tabuleiro: peixe em baixo, espinafres por cima. Polvilhei o topo da camada de espinafres com um pouco de sal, mais uns grânulos de alho em pó, que nunca é de mais, adi um fio de azeite e cobri com uma camada de mozzarella. No topo, pão ralado. Foi ao forno a 230ºC, até a capa dourar.

5€.

14,5