quarta-feira, 15 de junho de 2011

Alfredo Roca — Merlot '2006

Varietal Merlot de San Rafael, Mendoza, Argentina, produzido por Roca, SA. Fermentou durante 15 dias sob a influência de leveduras seleccionadas, fez a maloláctica em inox e estagiou durante 6 meses em barricas de carvalho. Encheram-se 45000 garrafas, não numeradas.

Cor granada, de concentração média/baixa. Os aromas, doces mas não propriamente pesados, sugerem ameixa preta sobremadura, compota da mesma, especiarias e doce de abóbora, com algo verde pelo meio, só para dar cor. Um pouco como aquilo a que eu chamava "podrum alentejano" nos primeiros tempos de vida deste blog. Depois, com o passar do tempo, chocolate de leite bem doce. O sabor confirma o nariz, ou seja, é daqueles vinhos que cheiram ao que sabem e sabem ao que cheiram, de corpo médio, macio, vagamente aguado (aqui surpreendeu), portador de uma acidez estranha, desarticulada, e madeira ainda saliente no final.

Desta mesma casa, certo Malbec de 2004 que bebi há eternidades, a acreditar nos apontamentos tomados na altura, estaria bastante melhor.

6€.

14