sexta-feira, 22 de julho de 2011

Valdehermoso — Roble '2008

Produzido e engarrafado por Bodegas y Viñedos Valderiz — Burgos. Valdehermoso es uno de los pagos de la familia Esteban, está situado en Roa a una altitud de 825m, en un suelo arenoso calcáreo. Das uvas Tempranillo (Tinta del País) ali plantadas, resultou este vinho, estagiado meio ano em barricas de carvalho francês antes de engarrafado.

Rubi escuro de concentração média. Gosto da acidez verde, das cerejas, das sugestões dos respectivos caroços, dos toques de pinho (cedro?) e café, do amargor residual que deixa na boca. A madeira, presente, faz precisamente o prometido pelo contra-rótulo, o que não é coisa pouca. No entanto, onde menos se espera, já depois de cheirado, já depois de ter atacado a boca com firmeza de sabor, lá bem no miolo, a fruta como que se dilui e deixa a ideia de algo estar em falta. Entretanto foi engolido, fácil, simpático, redondo, a fazer apetecer mais. Deu-se e agradou, primeiro a solo, depois com entrecosto no forno — apesar de tudo, está tudo bem.

Dos espanhóis "bonzinhos" que passou a ser possível encontrar no LIDL de há uns tempos para cá, este custa o mesmo e é (leia-se achei-o) um pouco melhor.

10€.

16