quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Salada de Bacalhau

Conforme prometido, indicado (ou o que for) no último post, aí fica a receita de peixe com que acompanhámos o respectivo branco. Nada de inédito ou especial, até acho que a tirámos de um folheto qualquer do Lidl, mas impressionou pela positiva.

Ingedientes: 600g de bacalhau, de preferência lombo; uma lata de grão de bico com aproximadamente 800g; quatro ovos cozidos; quatro dentes de alho finamente picados; uma cebola média, picada fina; 50 a 75ml de azeite; 3 colheres (de sopa) de maionese; sal, pimenta, salsa e azeitonas pretas a gosto.

Preparação: Utilizou-se bacalhau pré-demolhado, congelado: foi só descongelar, desfiar e colocar numa taça. Juntou-se ao bacalhau a cebola e dois dentes de alho, azeite e pimenta; rectificou-se o sal. Numa taça à parte juntou-se azeite, maionese e o resto do alho. Deitou-se o grão, fervido e posteriormente escorrido, na taça da maionese. Mexeu-se bem. Depois de o grão estar morno, juntou-se o bacalhau, azeitonas e ovos; levou-se a mistura resultante ao frigorífico. Tirou-se do frio duas horas antes de servir; polvilhou-se com salsa picada, decorou-se com este molho de pimento.