quarta-feira, 7 de Março de 2012

Picos do Couto — Grande Escolha '2005

Foi comprado juntamente com este. O sítio que o produtor de ambos mantém disponível na internet pode visitar-se seguindo esta ligação. Partiu de Touriga Nacional e Alfrocheiro, uvas de vinhas com menos de 10 anos, fermentou em cubas e estagiou 14 meses em carvalho americano antes do engarrafamento.

Menos volátil que aquele junto ao qual foi comprado, sem dúvida, mas igualmente morno e doce, como que passificado. Para manter as coisas simples, digamos apenas que o encontrei marcado pela acidez, mais generosa como veículo de sensações que como elemento de frescura por si — não esqueçamos que, aqui, o quadro é morno, com passas, aguardente, pele e especiarias — e por uma estrutura avantajada mas algo tosca, com taninos numerosos e farinhentos, ainda mais evidentes no final.

Posto isto, deixei-o fechado num decantador, à espera do jantar. E ao contrário do outro, o ar não o exauriu. Permitiu-lhe mostrar algum sumo, bem como curiosas sugestões de borracha: curiosas porque de alguma forma apetitosas. Também lhe trouxe alguma forma de ganho, digamos estrutural, os taninos menos duros, menos curtos, mais doces. Chegou ao segundo dia já cadáver, no entanto.

14€.

15