sexta-feira, 9 de março de 2012

Valle Pradinhos '2007

O blog anda atrasado. Eu sei. Não tem acontecido nada que valha a pena partilhar e ao mesmo tempo não dê muito trabalho a publicar. Uns jogos de xadrez, umas análises engraçadas. Talvez um dia. Uma piada estúpida, coisas à 4Chan: Many sociologists argue that nothing rots a child's brain like television, but I've found virtually all hydrogen peroxide based gasses to be quite effective. Certo. E o vinho? As garrafas amontoam-se e com elas os esquissos de notas de prova. Muita coisa descartada, muita coisa em espera. E ainda assim, enquanto agoniza, o Puto vai bebendo.

Desta vez, o espécime trazido é a versão de 2007 do tinto normal do Casal de Valle Pradinhos. Foi feito, maioritariamente, segundo o produtor, com Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Tinta Amarela. Nasceu pelas vias normais e estagiou durante 18 meses em barricas de carvalho de segundo e terceiro ano, tendo sido engarrafado em Agosto de 2009, sem filtração ou estabilização pelo frio.

Muito sucintamente: escuro, opaco e maduro, mas ao mesmo tempo jovem, fresco e alegre. Cereja, amora silvestre, ginja e um toque de alcaçuz no nariz, groselha apimentada com ligeiras sugestões verdes e de carne na boca. Saboroso e bem estruturado, e também bastante longo, sem qualquer indício de imperfeição, deixou-me a ideia de se tratar de um vinho muito bem conseguido. Acompanhou bife com manteiga.

8€.

17