quinta-feira, 26 de Abril de 2012

Caves S. João — 90 Anos de História, The Jazz Singer '2007

"As Caves São João iniciaram em 10/7/2010 um projecto de comemorações que culminarão no ano de 2020, aquando do seu centenário. Faz parte deste projecto a edição anual de uma série limitada de garrafas de um vinho de elevada qualidade, cuja imagem reflectirá um acontecimento que marcou a história do séc. XX, ocorrido em cada uma das 10 décadas iniciadas em 1920 e que terminam em 2020", lê-se no sítio que o produtor mantém na internet.

Este 90 Anos de História, The Jazz Singer '2007 é o primeiro da série e alude à primeira longa metragem do cinema com sincronização de diálogo — deixo aqui aos eventuais curiosos a hiperligação para a respectiva entrada no IMDB. Inspirado no primeiro vinho engarrafado pelo produtor, o Reserva Particular de 1945, este tinto consiste num lote 50/50 de vinhos feitos e estagiados em separado: Baga da Bairrada, da Quinta do Poço do Lobo, e Touriga Nacional do Dão. Ao seu sucessor, um espumante, ainda não consegui deitar a unha.

Abri a garrafa nº 94 de 1000 produzidas. Primeiro dia, após breve arejamento em decantador: Escuro. A fruta está lá, preta, sobretudo amora, mas só se mostra depois de algum tempo no copo e sempre a par de sugestões arborizadas, de bosque fresco. Não sendo nenhum espanto em termos de volume, impressiona pela firmeza e intensidade mostradas. Circunspecto, elegante e ainda muito jovem. Segundo dia: No nariz, violetas e cafetaria complementam os cheiros característicos da Baga. Pinho e menta lá mais atrás. Na boca, a vivacidade do dia anterior. Bom final. Apesar de ter dado prazer q.b. nesta fase, não deixou dúvidas quanto a ser um vinho para guardar.

10€.

17