terça-feira, 4 de setembro de 2012

Quinta de Camarate '2007

Lote de Touriga Nacional, Castelão e Aragonês, parcialmente estagiado em barrica, foi aberto aproximadamente um mês depois do da edição mais recente, de 2009, enviado pelo produtor para divulgação, e cuja nota de prova, caso assim lhe queiram chamar, se pode consultar aqui. Sim, o comportamento da amostra despertou-me a curiosidade para a prestação de um exemplar mais evoluído da mesma marca. As amostras também servem para isso, sabiam? :)

Denso, pesado até, de madurez pronunciada. Predominam notas de ginja, secundadas por compota e azeitona preta. Um pouco por todo o lado, cacau e especiarias; folha de tabaco mais no final. É morno e enche a boca — revela certa maturidade, sem sinais de decadência. Final agradável, bastante prolongado.

Acompanhou entrecosto no forno, preparado com azeite, alho e pimentón de la Vera, e acompanhado de batatas vermelhas, novas, cortadas com casca e ligeiramente cozidas antes de tostadas, também no forno, com azeite, alho, tomilho fresco e pimenta preta. Mais coisas simples. A vida não está para invenções.

7€.

15,5