terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Luís Pato — Vinhas Velhas '2010 (Branco)

Bairrada Branco de Anadia, feito por Luís Pato (o sítio da web está bem fixe). Metade do lote é composto por Bical criada em solo argilo-calcário, sendo o restante Cerceal e Sercialinho, em partes iguais, ambas provenientes de solos arenosos. Fermentou e estagiou em inox durante 9 meses.

Vinho de uma complexidade ao mesmo tempo alegre e austera, difícil de dizer. Por um lado, pedra, musgo, humidade. Por outro, toque de casca de laranja e muitas flores brancas. E o conjunto aguenta-se perfeitamente! Passa pela boca cheio e elegante, surpreendentemente fácil.

Quando aberto, acompanhou uma salada de bacalhau parecida com esta, mas com pimentos assados de conserva no lugar dos ovos cozidos. Sobrou um bocadinho para a manhã do dia seguinte, que empurrou um grande cogumelo Eringi, Pleurotus eryngii, partido em três bifes, no sentido do comprimento, e salteado num pouco de azeite e alho, só com sal e pimenta em jeito de tempero. E pickles. E um bocadinho de pão muito escuro. Também se portou bem.

8€.

16,5