domingo, 9 de junho de 2013

Quinta dos Carvalhais — Colheita Seleccionada '2008 (Branco)

Os mostos das castas Encruzado e Verdelho fermentaram sob a acção de leveduras seleccionadas, cerca de 20 dias, a temperaturas que não ultrapassaram os 16ºC, tendo o vinho resultante estagiado em barricas de carvalho francês, com diferentes graus de utilização, durante aproximadamente 30 meses. Reza a ficha técnica que após este estágio, a partir das melhores barricas, se construiu o lote final.

Foi servido a 10ºC. Cor palha. Piña colada e baunilha em corpo fresco e cremoso. Também lhe apanhei gengibre e folha de menta, esta como que em pano de fundo e mais perceptível com o vinho na boca. Terminou longo, com notas de frutos secos. Quis parecer-me um branco cheio de porte, fino e aromático, apesar de (ainda?) marcado pela madeira, característica que a S, aliás, não lhe perdoou.

Sempre em bom plano, agradou mais quando emparceirado com uma sopa feita à base de cascas e miolos (o conteúdo da cabeça) de camarão, que também levou cebola, cenoura, tomate e batata, alho, orégãos e estragão, que com os bifes de frango, panados, que se lhe seguiram. Deixou-me com vontade de conhecer melhor alguns dos seus irmãos mais velhos, de modo a poder aferir em primeira mão a sua real capacidade de evolução em garrafa.

9€.

16