sexta-feira, 21 de junho de 2013

Riedenburger 5-Korn Urbier

Tendo bebido mais cerveja que vinho nos últimos tempos, ocorreu-me partilhar aqui algumas impressões a esse respeito.

Começo por esta alemã biológica, não filtrada, feita por Riedenburger Brauhaus a partir de cinco cereais: trigo comum, Einkorn e Emmer, espelta e cevada.

Bebi-a de um copo de Hoegaarden, ambiente onde não me pareceu que se tenha dado mal. Apesar da turbidez, gostei muito da sua cor, ambarina com reflexos dourados.

Encontrei-a suave e equilibrada, marcada por sugestões que remetem mais ao cereal que à fermentação, o que não será de estranhar, dado que tem apenas 5% de álcool.

No entanto, pareceu-me também pautá-la certa ligeireza, que não sendo necessariamente uma coisa má, desde logo lhe retira a possibilidade de ser vista como uma grande cerveja, pelo menos por mim.

Uma garrafa de 33cl custou 1,50€ ou 2€, se bem me lembro.