sábado, 7 de março de 2015

Château Quimper '2010

Este lote de Merlot e Cabernet Sauvignon é um dos vinhos da cooperativa de Saint-Seurin-de-Cadourne, comuna localizada uns 5 Km a norte de Saint-Estèphe, e chegou à minha mesa por meio do gigante (às vezes) gentil que é o LIDL.

Agradeceu o par de horas que o deixei passar em decantador, para respirar, isto depois de uma primeira garrafa me ter parecido algo árida logo depois de aberta e com um grande vazio "no meio" ao segundo dia.

Franco e muito limpo, trouxe consigo groselha misturada com laivos de outros frutos vermelhos, o toque verdoso do Cabernet, aqui sem pimento, e com o subir da temperatura, licor, café e ligeiro fumado, provável marca do ano passado em barrica.

Mas aquilo de que mais gostei foi uma mineralidade característica que ainda me resulta difícil de definir, não obstante encontrá-la com frequência nos vinhos da região, mesmo naqueles que não são nada de especial.

Empurrou o jantar de um dia de semana: Grana Padano e sanduíche de lascas finas de pá de porco, assada em vinho branco, dentro de pão naan (pré-embalado) de alho e coentro, deste, com os molhos e vegetais da praxe.

6€.

15,5