terça-feira, 4 de agosto de 2015

L'Escargot '2013

Este é um varietal Sauvignon Blanc oriundo do sudoeste de França, da IGP Côtes de Gascogne — a grosso modo, de onde também vem o Armagnac — produzido pela Vins Jean Biecher et Fils. O conceito foi desenvolvido por/com Jameswine.fr, empresa cuja actividade se foca no desenvolvimento de marcas de vinho, sobretudo para exportação.

Poucos detalhes encontrei sobre a sua proveniência exacta, se é que tal coisa existe, ou método de elaboração, mas arriscaria tratar-se de um branco fodidamente tecnológico, engarrafado logo depois de acabado, sem barrica ou qualquer tipo de amadurecimento sur lie. Vem vedado com tampa de rosca.

Servido um pouco mais fresco que o habitual, nos 8ºC sugeridos pelo rótulo, logo desde aberto se mostrou um exemplar correcto da casta — aí, uma vitória, dado que foi feito para isso. Limpo e ligeiro, magrinho mesmo, de carácter limonado, é apenas ligeiramente herbáceo e tem um toque interessante de frutos de polpa branca.

Curto, suave, é para beber sozinho, mas também se saiu bem face ao sashimi e sushi (gostei bastante do Nigiri e do Alaska) que veio do Hanami. E como me soube o jantarzito à maneira da raça do shopping. . .

3€

15,5