segunda-feira, 10 de agosto de 2015

López de Heredia — Viña Tondonia, Reserva '1999 (Branco)

Vinho velho entre jogos velhos (já sabem o que aí vem). Parece que ando mais ocupado a tentar eternizar pedaços da merda que fui que a polir a que sou — o que, dito assim, parece fodido: adiante.

Feito de Viura (90%) e Malvasia, este branco da colheita de 1999 fermentou em grandes tinas de madeira, antigas, sem controle de temperatura, estagiou durante 6 anos, em barricas de carvalho americano, submetido a duas trasfegas por ano, e foi engarrafado sem filtrar. Interessante que tenha sido dos últimos "Reserva" do produtor a sair para o mercado: o mais recente é de 2001, e ainda existe um "Gran Reserva".

Esta filosofia de cultivar um estilo que consiste em fazer vinhos estupidamente duráveis e aguardar que atinjam um ponto de maturação muito aceitável — há quem diga ideal, mas se assim fosse, evoluiriam bem em garrafa por tantos anos quantos os decorridos da vindima até ao seu lançamento no mercado, o que evidentemente não acontece — antes de os vender, dá que pensar. Mesmo com o desconto de este perfil ainda ser, por si, imagem de marca da região e os volumes, os mercados, os números serem diferentes, não poderia ver-se mais por esse mundo fora? Estou convencido de que sim.

O vinho, intenso e complexo, tem baunilha, creme de pasteleiro e notas de madeira. Claro que o primeiro plano fica para a fruta, maçã e banana frita, e toda uma acidez perpassante, cítrica, que o guia e permanece na boca até bem depois de ele ter ido. Mais para a frente, adquire certo carácter balsâmico e surgem frutos secos. Com 12,5% de teor alcoólico, de forma alguma é gordo, mas firme e seco, sem dúvida, de tal forma que a S chegou a achá-lo abrutalhado. E se aqui tenho de discordar dela porque estes Rioja clássicos são todos muito finos, lol, também me quis parecer que ele, por carácter, insiste e persiste.

A força, a acidez, o tempo de que precisou para se libertar, tudo indica que ainda dure bastos anos em garrafa. Já relativamente às vantagens sobre o que temos agora, não sei. Talvez um dia descubra, e se este boteco ainda existir, certamente direi algo.

20€

17,5