segunda-feira, 28 de março de 2016

Cono Sur — Bicicleta, Pinot Noir '2014

Chileno, do Valle Central, mais em concreto do Fundo Santa Elisa, propriedade com 300ha de vinha, situada nas cercanias de Chimbarongo, este monocasta Pinot Noir estagiou durante oito meses, metade em barricas, metade em tanques de inox, antes de ser engarrafado, em Dezembro de 2014.

No nariz, de intensidade decente, notas de cereja amarga, típicas da casta, e de morango, maduro mas não abertamente doce, alternam com cabedal, ligeiro fumado e uma notória componente "verde", a fazer lembrar aipo ou rama de tomateiro. Em suma, muita limpeza e alguma complexidade.

De paladar macio e bem seco, revela boa sapidez, apesar da impressão de ligeira magreza que persiste do ataque à boca. Ademais, tem a untuosidade agradável do Pinot de clima temperado e frescura quanto baste. Jovem e prazeroso, pareceu-me impossível não gostar dele: se fosse mais amplo e persistente, mesmo na sua relativa simplicidade, seria um grande vinho!

Já sabia que vinhos macios e amanteigados ligam bem com peixes gordos, mas foi com alguma desconfiança que encarei esta teoria de que o umami do peixe cru pode existir em simbiose com os taninos do tinto, quando a quantidade em que estes se encontram presentes é moderada.

Assim, para além dos yakitori de franguinho da Kyoto House, que são deliciosos, limonados, acompanhou a presente várias peças de nigiri e sashimi de atum, salmão e robalo, bem como futomaki variados, alguns deles com abacate. Contive-me no uso do picante, mas, como habitualmente, fui generoso com o molho de soja e não me pareceu que constituísse objecção.

Para terminar, a nota de que estes vinhos "Bicicleta", gama de entrada do produtor, foram eleitos bebida oficial do Tour de France '2016, e alguns franceses não gostaram, de tal forma que há quem já tenha ameaçado estorvar a prova, caso a organização não repense a escolha. Aos interessados em bardamerdismo, este enlace, por exemplo, poderá servir como ponto de partida para umas explorações entretidas na web, com a convicção de que o melhor estará para vir.

A aproximadamente 5€ por 75cl, apresenta uma relação custo-benefício imbatível.

16