quinta-feira, 7 de abril de 2016

La Fleur Pauillac '2011

Constituído maioritariamente por Cabernet Sauvignon, misturado com Cabernet Franc e um pouco de Petit Verdot, engarrafado sem passagem por madeira, este é o segundo vinho da Cave La Rose Pauillac, cooperativa fundada em 1933, em Pauillac, comuna e denominação de origem do Haut-Médoc, situada na margem esquerda do  rio Garonne e do estuário da Gironda, uns 40Km a norte de Bordéus.

Muito sóbrio, sugere o clima oceânico da região, as chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ano a garantirem verões frescos e húmidos. Traz cereja e groselha, vermelhas, com limpidez e profundidade decentes, tabaco, moca e ligeiro travo animal — suor e bosta de herbívoro, que na devida proporção, como aqui acontece, jamais poderiam constituir defeito.

Dá uma prova de boca estranhamente cativante, sobretudo ao considerar que é um vinho bastante simples, algo ligeiro e ao mesmo tempo um bocadinho rústico. Talvez por ser tão fresco e coeso, talvez por eu ter um fraco pela generalidade dos estilos de Bordéus. É amigo de carnes e queijos brancos e passará, com certeza, dois ou três anos até que comece a evidenciar decadência, mas muito me surpreenderia vê-lo melhorar até lá.

Se se tiver em conta em conta o nome da sua origem, não se pode considerar caro. Porém, em concreto, que vale o nome da origem quando o que se aprecia é o líquido que está dentro da garrafa? E a verdade é que é fácil encontrar coisas bem mais interessantes, das mais diversas proveniências, outras zonas de França incluídas, na gama de preços em que o colocaram.

Assim, vale pela curiosidade ou, como veio a acontecer neste caso em concreto, quando quem o vende começa a notar dificuldade real em escoá-lo, a possibilidade de o comprar a preço de saldo: a primeira garrafa, que adquiri logo no início da feira de vinhos franceses que o LIDL promoveu no final de 2014, custou 12€, mais ou menos o mesmo que o produtor pede por ele na respectiva loja online; meses depois, comprei mais algumas, a menos de 5€ cada.

15,5