terça-feira, 4 de outubro de 2016

Domaine de Beaurepaire — Muscadet Sèvre et Maine 2013

Muscadet é um regionalismo para Melon de Bourgogne, a única casta autorizada para os vinhos vendidos sob a denominação em que este se insere — baratos e de qualidade uniforme, ao que não será alheio provirem da maior mancha produtora de branco seco da Europa.

Ligeiro, mas muito vivo, este exemplar fermentado "sur lie" surgiu intensamente limonado, com nuances verdes, de maçã e lima, e um "punch" salino bem evidente no fim de boca.

Para aproveitar nestes últimos dias de sol, beber em quantidade, sem pensar, de preferência com qualquer coisinha que se trinque. É que, cerebralizado, percebem-se-lhe melhor os limites. . .

O produtor tem as suas terras em Mouzillon, comuna situada no extremo oeste do Vale do Loire, um pouco a sul de Nantes, em plena AOP Muscadet Sèvre-et-Maine.

É uma região de clima fresco e solos tendencialmente compostos por cascalho, areia e argila, sobre matriz de gnaisse, xisto e granito, que abrange vasta quantidade de terroirs, das encostas dos rios que a cortam (o Sèvre Nantaise e o Petite Maine) no interior, às terras planas e férteis que circundam a foz do Loire.

Abriu um take-away de sushi no Jumbo cá da terra e foi com esta garrafa que acompanhei o sashimi que de lá trouxe em jeito de estreia, e que não sendo brilhante, também não estava nada mau.

3€.

15,5