quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Quinta da Soalheira '2012

Situada perto de S. João da Pesqueira, a Quinta da Soalheira é uma propriedade com cerca de 340ha de área, atravessada pelo Rio Torto, e que pertence à Soc. dos Vinhos Borges desde 1904.

Os seus solos são predominantemente xistosos e o clima da região, continental, com Invernos frios e Verões quentes e secos.

Vinificado em Vila Real e engarrafado em Felgueiras, este vinho consiste num lote de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Franca, Tinto Cão e Sousão.

O produtor menciona desengace total da fruta, uma breve maceração pré-fermentativa, fermentação em curtimenta, a temperatura controlada, seguida de separação das partes sólidas e estágio em barricas de carvalho francês, de 9 a 12 meses.

Redondo, de complexidade e corpo medianos, é um Douro típico, onde ainda predominam as notas de frutos silvestres, azuis e negros, mas que também mostra mato seco, esteva, violetas e especiarias doces, com um lado mais evoluído e mineral, mais "savoury", de terra e couro, em crescendo com a exposição ao ar.

É aceitável a acidez que evidencia, mas insuficiente para contrariar a impressão geral de calidez deixada. Face a isto e aos taninos já maduros, não deverá valer a pena dar-lhe mais guarda.

Acompanhou as coxas de frango, picantes, no forno, de que Luisa Weiss fala no seu "My Berlin Kitchen" e no blog que mantém online.

Consumi uma garrafa do seu antecessor da colheita de 2007, em Novembro de 2012, e a acreditar no que ficou para ler, gostei mais desse, então, que deste, agora.

5€.

15