domingo, 11 de junho de 2017

Casas do Côro — Tonel do Vizinho '2010

Casas do Côro é um conjunto de infraestruturas turísticas que inclui casas tradicionais, hotel e spa, localizados na aldeia histórica de Marialva, concelho de Mêda. A componente vínica do projecto tem razoável projecção há anos, com os seus produtos amplamente disponíveis na grande distribuição.

Este monocasta Touriga Nacional foi comprado no Pingo Doce e o seu contra-rótulo diz tratar-se de "um lote adquirido a um vizinho que o produziu com a sua mestria, que o cuidou, mas que tinha uma dificuldade difícil de explicar em escoá-lo".

A caminho dos 7 anos de idade, está sério, diria mesmo algo tímido, com intensidade e volume apenas medianos, mas equilibrado nas suas proporções.

No nariz, fruta preta em transformação . . . mirtilo, amora . . . a par de algum vegetal. Tanto as flores como a madeira do estágio se encontram presentes, mas longe da exuberância que muitas vezes a casta proporciona, no primeiro caso, e que nós, humanos, lhe forçamos, no segundo.

Afinado, macio e de boa envolvência, tem 13,5% de álcool que não sobressaem, apesar da acidez discreta, e um final agradável, essencialmente vegetal, a evocar rama de tomateiro e mato seco, sem amargar.

Posto isto, apesar da ausência de sinais objectivos de velhice, beba-se agora.

A dificuldade em escoá-lo poderá ter tido a ver com a predilecção do público por produtos de satisfação imediata, bem como um preço algo elevado, tendo em conta o padrão actual do mercado. Mas isso já sou eu a teorizar.

11€.

16