segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Murganheira — Super Reserva, Bruto '2008

A marca pertence à Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa, que tem as suas caves em Ucanha, Tarouca.

O lote é comporto por Malvasia Fina, Cerceal e Tinta Roriz (vinificada em branco).

Bastante cheiroso, evocou maçã amarga, fermento e massas de pastelaria, pipocas e pinhões, baunilha e manteiga — bastante complexo, mesmo.

Com acidez generosa, mousse leve mas correcta e final agradável, foi, muitas vezes repetido, o melhor espumante que abri nos últimos meses.

Este tem uma história pessoal: Disse-o muitas vezes repetido por ser o espumante dos nossos serões nocturnos, ao frio, quando as outras pessoas não querem estar na esplanada do Alegro.

Ao longo de meses, habituámo-nos a encontrar lá um gato que fizera do lugar poiso habitual, como se fosse sua casa, de tal forma que uma das empregadas do shopping já lhe deixava taças com comida e água num certo canto, meio escondido, da esplanada.

Em Dezembro passado, o gato pareceu doente à S. Coriza, talvez. Nessa noite, teve direito a fiambre e chourição. Em Janeiro já não o vimos, nem às coisitas dele. Pensámos que tinha morrido.

Mais tarde, a S. perguntou por ele à empregada que o costumava alimentar e constou que afinal ainda vivia, simplesmente aparecia menos.

Mas esses nossos serões a espumante e snackzitos vis não voltaram a acontecer.

11€.

16